No início de agosto, um colunista do Portal R7 publicou que a Netflix iria transmitir o campeonato francês. A notícia foi reproduzida de um jornal esportivo da Espanha chamado Marca. Daí em diante a informação se espalhou, até portais famosos (EmTempo, RD1, A Tarde do UOL, IstoÉ e Ric Mais) publicaram a Fake News, mais conhecida como “barriga”, no jargão jornalístico. Os sites menores, claro, publicaram também.
O interessante é que todas as publicações permanecem intactas, nenhuma foi corrigida.
Entramos em contato com a Netflix que, rapidamente, desmentiu a suposta compra dos direitos de transmissão. O que de fato aconteceu foi: a empresa firmou um acordo, na França, com o Grupo Mediapro que oferta ao público um pacote com Netflix e o canal Telefoot – é o que transmite as partidas da Ligue 1. Ou seja, compra-se um pacote com os dois serviços, mas cada um atua na sua área.
Jornalismo profissional também faz FAKE NEWS.
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