Maior artilheiro da Seleção, Neymar é excluído de homenagens do dia da Consciência Negra

Neymar. Perú x Brasil no Estadio Nacional, Lima - Perú, Brasil. Eliminatórias 2026.
Foto: Vitor Silva/CBF

A CBF excluiu Neymar das homenagens em comemoração ao dia da Consciência Negra durante a partida entre Brasil e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa 2026, nesta terça-feira (19).

• Siga o KFTV no WhatsApp
e receba as últimas novidades •

Neymar é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, superando Pelé, com 79 gols em 150 jogos com a Amarelinha. Entretanto, a CBF não achou relevante incluir nosso maior goleador.

Além da Confederação Brasileira de Futebol, o Sportv também não incluiu Neymar em sua chamada. No vídeo publicado nas redes sociais, o canal de esportes da Globo destacou Vini Jr, Marta e o francês Mbappé.

Leia também:
MasterChef: Band estreia formato inédito de confeitaria com despedida de Ana Paula Padrão

No início da partida contra o Uruguai, foi erguido um mosaico de “craques históricos da seleção”, que chamou atenção. Vinicius Junior foi colocado acima de jogadores como Pelé, Garrincha e Romário.

Foto: Reprodução

Com isso, Vini Jr foi projetado como rosto da Consciência Negra mesmo com o Brasil tendo Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Pelé foi responsável por parar uma guerra na África em 1969, durante uma excursão do Santos Futebol Clube na Nigéria. Além disso, o Rei do futebol conquistou três Copas do Mundo.

Agasalho antirracista

O destaque dado a Vini é divido aos ataques racistas sofridos pelo jogador do Real Madrid na Espanha.

Em março deste ano, a CBF achou de bom tom promover um amistoso do Brasil contra a Espanha, no estádio Santiago Bernabéu, localizado na Espanha.

Fornecedora do material esportivo da Seleção Brasileira, a Nike aproveitou a oportunidade para lançar o agasalho antirracista com Vinicius Junior como garoto-propaganda.

Na ocasião, a Federação Espanhola de Futebol teve a oportunidade de limpar sua imagem e lucrar na venda de ingressos com o estádio cheio. Brasil e Espanha empataram com 3 gols para cada lado.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Receba notícias
no seu WhatsApp

X