Grupo Globo rescinde contrato com clubes e não vai transmitir Campeonato Carioca

 Grupo Globo rescinde contrato com clubes e não vai transmitir Campeonato Carioca

Novela entre a Globo e Flamengo ganha mais um capítulo. Após o clube rubro-negro decidir realizar a transmissão do jogo com o Boavista, ontem, no Maracanã, pelo YouTube; a emissora rescindiu contrato com outros clubes do Rio de Janeiro, mas manterá o pagamento acordado para a temporada.

A Medida Provisória 984 editada no dia 18 de junho pela Presidência da República permitiu ao mandante dos jogos decidir sobre os direitos de transmissão, ou seja, o clube escolhe quem e como o jogo será transmitido. Mas a Globo entende que o acordo com os clubes e a Federação de Futebol do Rio tem mais valor, por ter sido assinado antes da MP ser editada.

O que diz a Globo

“No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo. Na ocasião da assinatura e por várias temporadas em que o contrato foi cumprido, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Legalmente, ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca e só a Globo poderia transmitir os demais”, disse a Globo em comunicado.

O que diz o Flamengo

“O Flamengo não tem contrato firmado com a TV Globo em relação ao Campeonato Carioca. Não existe direito adquirido de regime jurídico, o que a Globo detém são os direitos de transmissão dos demais clubes, que, de acordo com a MP, ficam limitados aos jogos em que são mandantes. O contrato deixa claro que a emissora não tem direito em relação ao Flamengo.

O Flamengo não assinou contrato, logo, não pode sofrer qualquer tipo de prejuízo. O contrato da TV Globo é em relação os demais clubes participantes do Campeonato Carioca. O Flamengo entende que pode ceder os seus direitos por não possuir nenhum contrato vigente com a emissora”.

Demais clubes

Botafogo: Ao FOXSports.com.br o membro do comitê executivo de futebol do clube, Carlos Augusto Montenegro, disse que o alvinegro ainda não se posicionou sobre a decisão da Globo e não decidiu se pretende transmitir suas partidas no Youtube.

Vasco da Gama: KFTV apurou que o clube busca uma autorização com a emissora. Cruzmaltino se manifestou oficialmente, até então.

Fluminense: por nota, o tricolor disse que pelo fato da Globo estar disposta a quitar integralmente os valores acertados no contrato rompido, será enviado um ofício questionando a emissora se o clube está autorizado a transmitir seus jogos até o final do estadual.

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro diz estar surpresa com a notificação da Globo, com a informação de que, mesmo com a rescisão, os pagamentos serão mantidos. “Assim sendo, a FERJ apresentará a contra notificação e entende que os clubes signatários do contrato, no momento e mesmo como mandantes, não devem exercer o direito de transmitir suas partidas até posterior decisão”.


Posts Relacionados

Estamos no Youtube!

X
Estreias da semana – 03 a 08/05 RedeTV! decide cancelar debate marcado para 23 de outubro Apresentadora Maisa não renova contrato e deixa SBT após 13 anos