Para conter crise, Netflix anuncia plano mais barato com anúncios

Foto: Divulgação/Netflix

A Netflix anunciou nesta quinta-feira (13/10) um novo modelo de assinatura. O plano “Básico com anúncios” chega no dia 3 de novembro, às 13h, custando R$ 18,90 por mês, no Brasil.

Entrar no Telegram

A novidade é um dos esforços da empresa para manter a base após anunciar uma queda de 970 mil assinantes no segundo trimestre de 2022, número menor que o previsto pela plataforma.

Precursora e líder no mercado de serviços de streaming, a Netflix se vê cercada pela concorrência composta por grandes players como Disney+, Amazon Prime Video e HBO Max oferecendo planos mais baratos.

A gigante do streaming precisou agir para não perder espaço em um oceano que foi apenas dela por anos.

Como vai funcionar?

  • O plano Básico com anúncios vai sair por R$ 18,90 ao mês no Brasil e será lançado no dia 3 de novembro, às 13h (horário de Brasília).
  • Disponível em 12 países: o Básico com anúncios estará disponível no Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido. 
  • Os planos e assinantes atuais não serão impactados. O Básico com anúncios complementa os planos sem anúncios já existentes, Básico, Padrão e Premium.

É o Básico, com algumas diferenças:

  • O que permanece igual: uma ampla variedade de séries e filmes; experiência de visualização personalizada; disponibilidade em vários aparelhos de TV, celulares e tablets; possibilidade de alterar ou cancelar o plano a qualquer momento.
  • O que é diferente: qualidade de vídeo de até 720p/HD (agora nos planos Básico com anúncios e Básico); média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora; um número limitado de filmes e séries não estarão disponíveis devido a restrições de licenciamento (mas a Netflix está trabalhando para mudar isso); sem a opção de fazer download de títulos.

Para os anunciantes:

“O Básico com anúncios também representa uma ótima oportunidade para os anunciantes: a chance de alcançar um público diverso, incluindo pessoas mais jovens, que cada vez mais não assistem à TV tradicional, em um ambiente premium, com uma experiência de anúncios integrada e de alta resolução”, afirmou a empresa em comunicado.

Entrar no Telegram
  • Formato dos anúncios: no lançamento, os anúncios serão de 15 ou 30 segundos, exibidos antes e durante as séries e os filmes. 
  • Controles para anunciantes: para ajudar os anunciantes a alcançar o público certo, além de garantir que os anúncios sejam mais relevantes para os clientes, a plataforma oferece recursos de direcionamento por país e gênero (por exemplo, ação, drama, romance, ficção científica). Os anunciantes também poderão evitar que seus anúncios apareçam em conteúdos que não têm a ver com a marca (por exemplo, associados a cenas de sexo, nudez ou violência explícita).
  • Ferramentas de verificação: a Netflix fechou parcerias com a DoubleVerify e a Integral Ad Science para verificar a visibilidade e a validez do tráfego dos nossos anúncios a partir do primeiro trimestre de 2023.

O plano Básico com anúncios será lançado seis meses depois que a Netflix comunicou a ideia de oferecer um plano mais barato, com anúncios. A mudança no consumo de TV está acontecendo a uma velocidade cada vez maior, com o streaming agora superando a TV aberta e a cabo.

Receba notícias
no seu WhatsApp

X